segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Formação de pensamento


Formação de pensamento
20/10/08
Nos nossos primeiros anos de vida, começamos a aprender formar frases, ...e para a formação correta das frases seguindo o nosso idioma..a ligação de certos neuronios são quebradas...assim podemos formar frases como " Me dá um cigarro" usando os pronomes e todo os complementos corretos da nossa lingua.
isso falando em portugues.
se fosse em italiano essas ligaçoes seriam cortadas de forma diferente...inves de falarmos me dá um cigarro..falariamos "Me faz fumar"
Exótico ? não..sim completamente normal..para as pessoas que formulam frases nesse país..
observei isso em estar em contato com pessoas de outro país. e sua forma diferente de formular frases...talvez até de certos pensamentos.
esse fato do corte da ligação de certos neuronios, explica o fato que é muito mais simples para uma criança de 0 a 6 anos aprender outros idiomas, dq crianças que já passaram dessa idade, com suas ligaçoes em processos de corte..é muito mais facil que ela acumule e tenha mais facilidade para aplicar diversas formas de construção de frases e idiomas diferentes..sua mente fica mais versátil..do que agente atualmente que quebra a cabeça para aprender a falar outra lingua

acabo por me identificar com isso, pois as vezes escrevo textos que em minha cabeça fazem total sentido ,e na cabeça de outras pessoas não..acredito que esse fato se deve dar pelo fato dos cortes entre meus neuronios serem diferente de outra pessoa..afinal fazer sentido é algo muito particular de cada um.
bom básicamente o que importa é a compreensão do que escrevo..ela não precisa ser 100% compativel com a forma que outra pessoa vai entender.

basta não fugir do objetivo principal

bom é isso


quanto ao desenho..sei lá..chegando halloween pensei em fazer algo do tipo trash 80's na caneta bic mesmo e depois brincar de inverter as cores

O Centro do Universo


O Centro do Universo
06/10/08

Um lugar escuro absolutamente sem luz, mas não significa que este não traga luz um dia.
um lugar que pode ser frio, mas pode ser tão quente quanto um sol
um lugar tão atraente, que todo o universo segue em sua direção
alguns seguem em direção contrária
tão inconcientemente tudo está relacionado a isso, como ao mesmo tempo está relacionado ao nada
chegar a esse centro, há inumeros caminhos, diretos ou tortos.
mas cada segue a busca desse objetivo de alguma forma.
independente da via
não deixa de ser um céu, aonde estando lá...não está mais em lugar nenhum deste mundo..sim uma outra dimensão de dupla sintonia
o melhor prazer que os sentidos podem sentir

UMZE


U M Z E
09/09/08
Pode parecer viajem minha, mas é um questionamento pessoal sobre a nomeclatura e a importancia dos numeros.

todos os numeros...um, dois, tres, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove...tem uma nomeclatura prorpia

depois do 20, passa a ser vinte e um..vinte e dois, .trinta e um

por que os numeros do 11 aos 19? te, nomeclatura própria como os numeros de 1 a 9 ?

já repararam isso...onze, quinze, dezoito..todos eles se escrevem de forma diferente..de vinte e um...quarenta e dois...


Por que não dez e um , dezedois, dezetres, dezequatro...como dezoito, dezenove?

por que não se fala...dez e um..vinte e um..trinta e um ? ??

acho que seria mais justo...com os outros numeros..os numeros da dezena são favorecidos...se eu fosse numero..iria me sentir mal com isso.

outro esquisito é o nume onze....por que se um é com U..o onze é com O ??!?!?!?!

do tres vem o treze, do quatro vem o quatorze...e por que do Um vem o Onze?

do nada assim troca a letra? ...ninguém nota..? nem questiona?...todos vão dizer..concerteza tem uma explicação para isso na lingua portuguesa...mas se existe..pq não ensinam isso na escola?

Um pequeno grande detalhe que se for analizar outros idiomas também, o 11 é um numero especial falando One e Eleven, ponha no google tradutor para ver os resultados supreendentes deste numero.

é um questionamento bobo.
mas é algo a se pensar
não fará diferença para ninguém
mas para mim faz...por ter chegado a esse questionamento que não vai mudar o mundo sozinho...

que nem outro..
em espanhol..se diz..Sangre..sangrento..sangrar..sangria

aqui em porgues..se dis SanGUE, sangrendo...sangrar..sangria

pq aki não se fala sangre também????...pq tem que ter um "gue" sendo que se fala sangrar....e não sanguar?

seria isso um erro?

fica a questão

Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força.


"Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força."
24/06/08
Fiz esse desenho de segunda para terça.
estou relendo o livro 1984 e resolvi desenhar um pouco sobre isso que li no livro.
parece um pouco estranho a primeira vista, mas se analizar bem e entender a metáfora dessa frase que coloquei de titulo, é realmente isso que ocorre na sociedade atual e no controle da mesma.

acho que só um de voces lendo o livro para saber mesmo.

fica a se pensar nisso

""Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força."

a ilustração é comemorando que agora nós petropolitamos ganhamos o titude de 'cidade com maior indice de violencia entre jovens do estado do RJ"
tá certo que é por nivel de habitantes, mas ...já bastatava ser a cidade com o maior indice de aidéticos do estado...temos esse agora para colocar no mural.

uma mistura do livro, com esses dados...saiu esse desenho :)
não é algo muito bonito de se ver, porém realista,
ainda seguinto um pouco a base do post anterior sobre o ideal e o real.

por mais que uns não entendam o post de hoje, acho que se converssarem comigo sobre isso, ou se lerem esse livro irão entender...é so uma questão de ver o mundo que vivemos e a sociedade que vemos com outros olhos

estou procurando focar mais nos desenhos dq nos textos essa semana.

abraços a todos amigos e irmãos que visitam o fotolog :)

Coma-me, Beba-me, Fume-me ?

Coma-me, Beba-me, Fume-me ?
Hoje estou a postar um desenho que tá traduzindo um pouco dessa realidade que estou passando, e pensei algumas coisas relacionadas também
Podemos aprender com visão, lemos, observamos e fazemos várias coisas com ela, podemos também aprender com o tato, atraveis do braile, podemos também aprender com a audição. enfim a maioria dos sentidos é possivel se aprender algo, absorver algum tipo de cultura. E o oufato e o paladar? temos como absorver um livro o cheirando? ou lendo. isso é uma metáfora, mas parei apra pensar nisso..afinal um sentido que não nos traz muito enrriquecimento metal.
baseado na minha realidade de já não ter cigarros para fumar, comecei a fumar trevo, ou desmontar as proprias guimbas para fumar...e como até a propria seda acabou...vai os livros, mas esse ato me fez pensar nisso.
tem como absorver palavras? conhecimento desta forma rsrs claro que não. apesar que tem cada religião ai que se fuma para entrar em contato com o superior, ou se toma um chá para ficar mais perseptivo.não podemos negar que o fumo habita a sociedade desde sempre.

Agora mudando um pouco de foco, digamos que desde que o homem é homem ele fuma, culturas imemoriáveis e tudo mais já existia lá o maldito cigarrinho, realmente será que é valido propagandas anti tabagistas, já que faz parte da cultura humana? fumar independente da forma?

Outro aspecto interessante, as formas de consumo, são sólidas e liquidas, me fale uma forma de consumo direta que não seja sólida ou liquida? sem ser o cigarro? ......dificil não?
por isso que não nos damos por satisfeito ao comer bem, tomar um suco gostoso, mesmo depois de cheio ainda falta algo...um cigarrinho complementa de forma triunfal a a alimentação?

Dentro da nossa sociedade consumista, podemos dizer que o fumo é uma forma de consumo alternativa, que dá para se vender em momentos que não se bebe e nem se come, é alternativo há horarios e está sempre presente, com nossa necessidade de consumo, ...de tédio, de nervosismo, de relaxar, de prazer, de pensar...enfim a esse diferente estado de consumo se encaixa em vários lugares que a sociedade tende a fechar os olhos para ele.

Não estou fazendo apologia, só estou analizando com outros olhos sem critica, o fato de fumar. já que é cultural, é uma forma de consumo diferente, é um prazer não fisicamente direto, ligado ao mental, espiritual, entre outras....

bom já chega, só espero que não tenha acendido um cigarro após ler este texto.

A Espiral

A Espiral
21/05/08
Imagine uma linha, imagine também nesta mesma linha oscilações constantes, como se a linha se trasnformasse numa onda. seria possivel que houvesse oscilaçoes mais altas ou mais baixas nessa linha?
imagino eu também um horizonte, cheio de montanhas, aonde há vários picos, e também vários desfiladeiros...seria possivel que um pico fosse tão alto que superaria a profundidade de um desfiladeiro.
deixo essa duvida para cada um responder, afinal a profundiade e a a os auges variam de cada pessoa.
aonde quero chegar com isso...a ilustração de hoje, é uma suposição minha já que acredito que o nosso corpo fala sem mesmo que nós possamos notar...o desenho é uma simples espiral aonde vc pode imaginar.. que cada volta na espiral, pode ser um ano na sua vida...como as arvores, ou também cada volta um segundo, um momento talvez..enfim no que quizer visualizar nisso. os pontos altos na proxima volta que vc der..te colocarão para o alto. e os pontos baixos te colocarão para baixo da proxima vez que passar também...com os passares rsrs..passar do tempo. é normal que tudo vá se normalizando...formando uma espiral circular perfeita. porém nada que é humano pode ser perfeito. logo essa espiral sempre será irregular sempre torta e com altos e baixos... e na tentativa de ser alguém normal, cosntante, ter uma vida normal.
porém impossivel, mas da para se tentar...afinal se tiver muitos baixos na vida sempre baixo chegará, e  há um ponto que essa espiral irá se fechar...e se tiver muitos altos...não conseguirá formar mais um circulo e logo estará distante do seu centro.

a ideia está apresentada...o desenho dirá por si...se o corpo for sincero dirá se essa espiral roda no sentido horario..antiorario...para dentro para fora...dá para tirar várias interpretaçoes de um simples desenho que a humanidade faz desde que existe
:)
essa espiral não é da minha vida, do que passo, mas sim uma que quis mostrar algo mais comum, afinal se for desenhar a minha não sei se seria muito interessante :)

"Essa espiral pode ser nostalgica com o passar das voltas mas o que fazemos para superar os baixos e o que acontece para esquecer e passar direto pelos altos? "

"É possivel que os altos e baixos da vida, um supere o outro? ou a vida é uma constante tentativa de equilibrio?

ficar olhando esse desenho me dá tantas ideias, os traços finos, grossos distantes, encostados...se for tirar metáfora de tudo isso, irei fazer um texto enorme aqui. logo eh melhor que cada um interprete o seu ..se quizerem comentar o que pensaram mais rico ainda vai ficar a forma que podemos interpretar as espirais.

Aprendizado Ignorado

Aprendizado Ignorado
19/05/08
Grande parte do que precisamos aprender para a vida toda, não aprendemos em qualquer lugar, ou em talvez um estágio mais avançado da vida, pois sim aprendemos no jardim de infância, naquele recreio longo o qual não tínhamos pressa e que sempre passava calmo.
Exatamente ali aprendemos a compartilhar tudo, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas no lugar onde as encontrou, limpar a própria sujeira, não pegar o que não é seu, pedir desculpas se machucar alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro....também foi ali que descobrimos como é gostoso ter essa vida, pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, cantar, dançar e trabalhar um pouco todos os dias e que isso tudo faz muito bem.
Tirar uma soneca todas as tardes, segurar a mão de alguém e ficarmos juntos, foi ali que descobrimos que essas maneiras são formas tranquilas de enfrentar o mundo. Prestar atenção nas pequenas coisas como aquela semente de feijão que plantamos em um copo plástico
as raízes iam para baixo e as folhas para cima, mas ninguém realmente sabia como e nem porque, mas, nós somos assim.
peixes, gatos e coelhos brancos até mesmo a pequena semente no copo de plástico, tudo morre um dia. E nós também
Tudo que realmente precisava saber estava ali, faça aos outros aquilo que gostaria que eles fizessem a você.
Sobre isso tudo, da para pensar como se o mundo seria melhor se todos nós tomássemos café pela manhã e todas as tardes descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro. Ou se sempre colocássemos as coisas de volta no lugar onde encontramos, limpando toda nossa sujeira
e mesmo sobre todos os problemas, prevalece em nossa mente que é a melhor coisa darmos as mãos e ficarmos juntos!

O Corpo Tradutor

O Corpo Tradutor

11/05/08

Esse desenho para mim é o que mais se difere de todos pela ausencia de detalhes quis forcar simplismente a ideia principal e faze-lo bem rustico mesmo, até mal desenhado, pois eu jamais conseguiria transmitir exatamente essa ideia, fiz até rapido agora para que a ideia não se alterasse muito na minha cabeça.
concerteza todos nós ja passamos por uma experiencia de pensar em algo, e quando vamos traduzir nosso pensamento, seja ele escrito, falado, desenhado, musicalmente tocado, fisicamente representado. muitas vezes não conseguimos transmitir exatamente como estamos pensando.
muito normal, vc pensa em uma imagem linda na cabeça, poe ela no papel exatamente como pensou? quase impossivel não...afinal a ferramente usada influencia sempre no resultado final.
acho as vezes que nosso corpo humano é tão inferior a nossa mente, pois não é capaz de traduzir tudo de tão maravilhoso que tem dentro da nossa cabeça, é meio frustrante isso, mas é real.
quem nunca teve vontade de quando esta converssando com alguem, e não precisar falar para que ela te entenda perfeitamente, simplismente...fazer com que a pessoa entre dentro de sua cabeça e ve que aquilo que vc está tentando demonstrar é muito superior a aquilo que vc está dizendo com seu corpo. bom vários sentimentos são assim. acredito eu que a intensidade e a beleza das coisas da nossa mente, poucos conseguem ser tão perceptivos a a poder sentir isso bem de perto.
é ouvessem nós entre a comunicação da mente e do corpo.

pode-ser que muitos discordem dessa ideia, mas me sinto meio frustrado quando passa algo tão belo em minha mente que não consigo demostrar tal beleza exatamente como ela é para uma outra pessoa

bom como citei do desenho ser simples no inicio do texto, pensem bem, vcs acham que dentro da minha mente essa imagem que desenhei é dessa forma? e que se eu pudesse demostraria esse pensamento para vcs em palavras? e ele escrito parece simples demais? ...bom na minha mente isso ai é um tema muito amplo e complexo, mas só consigo traduzir ele dessa forma

O Coração


Interpretações a parte não vou falar muito sobre este desenho, basta olhar e interpretar o que quizer.

Dois ouvidos e uma boca

08-05-2008
Começo aqui a postar minhas ilustrações, ainda bem basico pois me resumi a somente divulgar os trabalhos que fiz no paintbrush do windows, logo quando conseguir um scaner posto os que já fiz em nankim :)
" um dia ouvi uma frase sobre que quando estamos converssando com alguém, na verdade não estamos converssando e sim esperando chegar a nossa vez de falar, e não damos ouvido direito ao que o companheiro está falando e sim, ansiosos para chegar nossa vez de adicionar o que sabemos a essa converssa "
logo sobre isso tudo pensei, que na maioria das vezes é isso que ocorre. e biologicamente era para ser o oposto, pois temos dois ouvidos para ouvir e uma boca para falar, logo ouvir mais e falar menos é extremamente importante que assim podemos analizar bem o que falar ao invés de falar e falar e na verdade não aprender nada. somente por para fora o que pensamos
enrriquecer o cerebro é preciso, sempre :)
imaginar uma situação como a da ilustração. é um tanto complexa. mas as vezes o que acontece é realmente isso.

gordo e magro
cego e surdo
preto e branco
nariz pra cima e para baixo.

bom neste desenho há vários contrastes.

É tudo uma grande convenção.

É tudo convenção
21/09/08
Segundo o homem existe, norte e sul, céu e inferno, metros e milhas.
No universo não existe norte, não existe sul, muito menos oeste ou leste,
Ha em um museu perdido por aí, uma barra de cobre ou bronze, que tem o comprimento de um metro..simplismente uma galera escolheu que aquilo ali seria um metro...e o mundo todo tem que aceitar e acreditar nisso.
Religiões, limitações de estado e país, Raças humanas, e coisas do tipo é tudo criação do homem..hoje te garanto que nem um segundo por dia pensamos no mundo e na vida sem essas delimitações ...sem essas métricas, sem essas regras para se pensar
Não existe nada na absoluta verdade, somente existe o que eu acredito e o que voce acredita. nada além disso...
Uma outra vertente um tanto mais enrraizada são as cinco métricas dos sentidos...analizamos tudo e pensamos em tudo conforme ouvimos, vemos, tocamos, cheiramos, e sentimos o gosto...
é dificil fugir disso, mas todos sabemos que o nosso pensar é alheio a tudo isso, funciona independente de qualquer métrica e qualquer sentido. ,,,,e o que seria isso? algo além?
aonde quero chegar com isso tudo, que todas essas convenões, métricas, regras, imposiçoes, proposiçoes servem Principalmente para criar nosso caos mental, nosso caos social, nosso caos do dia a dia, pois somos animais..e esquecemos disso..todos os dias
é muito mais facil agir pensar, e seguir..se olharmos para dentro..ao invés de procurarmos tudo fora...precisamos nos aceitarmos como alheio a tudo isso
somos seres especiais e que nos frustramos e sofremos por causa do "Homem"
Quando falamos o homem e a humanidade, na verdade estamos falando de todas as vertentes de sociedades já existentes e de seu comportamento e construção coletiva
e não do homem ser humano e sua essencia que cada vez mais longe fica
"Quando mais próximo do inicio de tudo chegarmos, mais proximo estaremos da verdade'"
nunca olhamos para trás para ver o erro do "homem" ou os vários erros existentes no que consideramos atualmente por viver, sobreviver e ser alguém...
hoje temos uma visão social...e não humana...tudo é relacionado a sociedade, sociedade, todos os valores..de honra, sexo, amizade, verdade..é tudo com base social..e não humana...a internidade da pessoa é jogada fora diante de tudo
por isso eu digo
é tudo um controle
tudo uma convenção
cabe agente aceitar o que somos, e saber lidar com isso..independente de qualquer ser que já tenha passado por esse planeta
Seguir os passos de alguém, ler todos os livros de alguém, e fazer tudo o que essa pessoa fez..no máximo vai te levar aonde ela chegou...e nunca além
precisamos de evolução...e não estudo histórico...
socialmente seguir as regras, seguir os pensadores, filósofos, sociólogos..grandes seres na terra..funciona muito bem
agora humanamente isso não funciona..não traz crescimento mental/espiritual...somente acúmulo de conhecimento..cabe a ti saber aplicar

O motivo do desenho é estranho...porém é antigo fiz há uns anos atrás...tudo por causa de um filme de pornochanchada chamado "O Centro do Universo" ....se é pornochanchada nem precisa dizer o que é o centro do universo né.
e pensando sobre todas essas métricas fiz esse desenho
e nada mais essensialmente humano do que uma criança..que não sabe de nada o que é sociedade humana.